10.7.15

Mobile de Tsuru!


Boa tarde!

Como primeiro tutorial do blog, eu pensei em fazer o que eu mais tenho experiência: um mobile de tsuru! Eu aprendi a fazer na escola, na aula de artes. Não lembro exatamente quando, mas eu nunca mais esqueci como fazer o mobile e foi isso que me incentivou a fazer mais origamis. Eu não acho difícil fazê-lo, porém é preciso paciência. Pensando nisso, o post e as fotos estarão os mais detalhados possíveis! Vamos começar!

Materiais:

Para esse mobile eu utilizei:

  • duas folhas de papel para dobradura de tamanho 15 x 15 cm, uma azul clara outra azul escura (eu encontro esse tipo de papel em lojas de artigos orientais ou em papelarias no bairro da Liberdade, em São Paulo. Caso não consiga encontrar, você pode usar papel Color Set, Color Plus ou Papel Espelho);
  • pedrarias para bordar ou fazer bijuterias; 
  • fio de silicone de 0,5 mm;
  • linha para bordar da marca Anchor.
Lembrando que todos esses materiais podem ser de sua escolha! Você pode usar apenas uma cor de papel ou mais, um tipo de miçanga ou várias e etc.


Como fazer a franja:

Essa foi a primeira vez que eu fiz o mobile com a franja. Sempre achei que precisava de algo pendurado no fim para deixá-lo mais delicado e quando eu vi esse tipo de franja em um chaveiro, resolvi tentar e acabei gostando do resultado.


1- A linha para bordar vem com várias partes, deixe todas as pontas juntas para que não haja desperdício depois; 2- Separe uma parte do todo, como mostrado na figura; 3- Nessa parte que você acabou de separar, divida ao meio e reserve; 4- Pegue o bolo de linha e enrole-o nos quatro dedos da sua mão, como mostrado.

5- Solte-o de sua mão, com cuidado para não desmanchar, e enrole uma das metades da linha separada anteriormente em uma das pontas, como na figura; 6- Amarre com dois nós firmes e corte os excessos de linha; 7- Na outra ponta, corte como na imagem para soltar as pontas das linhas. Caso as linhas tenham ficado de tamanhos diferente, corte as pontas até ficarem todas iguais; 8- Sua franja deve ficar assim.


9- Com o outro pedaço de linha reservado e com a ajuda de uma agulha, passe-a entre os espaços no topo da franja, de um lado para o outro. 10 e 11- Amarre a linha como mostrado, como se fosse uma argola, para inserir a franja no móbile. Dê dois nós firmes; 12- Puxe a linha até o nó ficar escondido. Está pronta a sua franja!


Como fazer o Tsuru:


Como o tamanho dos meus tsurus são médios, eu utilizei uma folha de 15 x 15 cm de cada cor e dobrei-as em quatro partes, fazendo quatro quadrados de 7,6 x 7,6 cm em cada uma. Cortei para ter 8 pedaços de papel e, assim, 8 tsurus. Mas, você já pode comprar um papel do tamanho que eu cortei.

 1- A base do tsuru é um quadrado; 2- Separe um dos quadrados e dobre, juntando as pontas das diagonais para formar um triângulo (se o seu papel tem um lado branco e outro colorido, tome cuidado para sempre deixar o colorido para o lado de fora); 3- Feito o triângulo, junte as pontas da base maior e dobre, formando um outro triângulo; 4- Seu triângulo vai ficar meio aberto. Segure uma das abas e abra a outra (indicada pela seta).


  5- O seu papel deve estar assim. Junte a ponta de cima com a de baixo, dobre para formar um quadrado como na figura 6; 6- Abra o quadrado novamente; 7- dobre uma lateral até a linha do meio. Faço o mesmo com a outra lateral; 8- Esse deve ser o seu resultado. Vire o papel e repita os processos 5, 6 e 7.


9- A sua dobradura deve estar como na figura. Agora, dobre novamente as laterais, mas somente na parte debaixo, delimitada pela linha tracejada; 10- É assim que deve ficar. Faça o mesmo do outro lado até chegar em 11. 12- Abra a lateral do papel e suba uma perninha para dentro da parte de cima. 

13- Repita o passo 12 com a outra lateral; 14- Dobre a ponta de uma das perninhas para fazer a cabeça; 15- Abra as asas puxando uma ponta para cada lado; 16- Está pronto o seu tsuru. Agora, repita os 16 passos nos outros 7 papéis.

Como montar o mobile:


 1- Junte todos os seus materiais. Passe o fio de silicone em uma agulha para ajudar a furar o tsuru (caso não tenha uma agulha grossa o suficiente para passar o fio, fure todos tsurus primeiro e depois passe o fio sem a agulha) e não corte o fio, mantenha-o no rolo; 2- Para furar o tsuru, passe a agulha no furo que tem no meio da dobradura na parte de baixo, como mostra a figura; 3- Sua agulha vai sair do outro lado exatamente no meio; 4- Como minha agulha é muito grossa, tive que tirá-la do fio para passar as pedras. Faça o padrão que você quiser com as pedras, o meu foi 3 brancas, 1 azul e 3 brancas de novo. O seu padrão de pedras deve ficar em uma altura que impeça os tsurus de ficarem grudados uns nos outros.


5- Repita os passos 3 e 4, lembrando sempre de intercalar as cores (caso esteja fazendo como o meu), até acabar com o último tsuru. Não coloque pedras depois dele; 6- Corte o fio do rolo, deixando excesso no fim e no começo; 7- Pegue a sua franja e amarre com o fio de silicone, deixando a franja bem próxima ao tsuru e dê três nós bem firmes; 8- No começo, amarre o fio de silicone de um jeito que forme um tipo de laço, como mostrado na imagem. Dê três nós bem firmes. Corte os excessos de fios nas duas pontas. Caso não esteja seguro com nós, coloque um pouco de cola quente para que eles não se soltem.



Seu mobile está pronto!


Eu pendurei o meu no lustre, mas você pode pendurá-lo na maçaneta da porta, na janela, onde quiser! Eu gosto muito desse mobile e estou sempre fazendo para dar de presente. Espero que tenham gostado e conseguam fazer. Deixem um comentário dizendo o que achou e, caso tenha dificuldades para fazê-lo, made uma mensagem em qualquer uma das redes sociais!

Semana que vem tem mais. Até sexta-feira!

Franny Xxx

P.S.: Desculpe por não postar na sexta-feira. Eu programei a postagem, mas acabou não funcionando. Eu estava viajando e só voltei ontem à noite. Mas, mesmo assim, nesta sexta terá outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário