25.7.15

Corselet em Origami!


Boa noite!

Bom, não era isso que eu tinha pensado para o post de hoje. O que eu tinha planejado não deu certo e eu tentei de várias maneiras. Por isso, resolvi fazer o que há algum tempo eu sei fazer. Eu aprendi a fazer esse corselet para usar como convite do Chá de Lingerie da minha prima. Eu gostei tanto, que eu sempre estou fazendo para por no meu quarto ou dar para alguém. Ele não é difícil de fazer, mas, como qualquer origami, tem que ter paciência.

Materiais:


Para fazer o corselet, você vai precisar de:

  • Papel Color-Set na cor que quiser (claro que você pode já comprar o papel cortado, mas como eu já fiz o tsuru com papel próprio para origami, quis mostrar como cortar);
  • Lápis;
  • Estilete (ou tesoura);
  • Furador;
  • Régua;
  • Pistola de cola quente;
  • Tubo de cola quente;
  • Renda para acabamento na cor que quiser ;
  • Fita de 3 mm de largura na cor que quiser.

Passo a Passo Origami:


1- No Color-Set, meça com a régua um quadrado de 15 cm. Esse é o tamanho que uso para fazer o corselet, acho que é um tamanho bom. Mas, você pode fazer maior ou menor; 2- Corte o quadrado do papel com estilete ou a tesoura (lembrando que se for usar o estilete proteja a superfície em que você vai cortar o papel para não riscar a mesa. Recomendo base de corte, que é própria para corte com estilete).


3- Com o quadrado cortado, junte as pontas da diagonal e dobre bem; 4- Junte as pontas da base do triângulo e dobre como em 5. 6- Desdobre todo o papel e, agora, junte as pontas dos lados, formando um retângulo.


7- Dobre o seu retângulo ao meio para ficar como em 8; 9- Desdobre todo o papel e você terá as marcações principais da dobradura; 10- Seguindo a seta marcada em 9, dobre o papel, formando meio triângulo.


11- Faça a mesma coisa com o outro lado para completar o triângulo, como em 12; 13- Na outra metade do papel que ficou levantada, abra e dobre formando um triângulo igual ao de baixo, segundo a seta indicada em 14;


15- Esse deve ser o seu resultado; 16- Seguindo a seta, dobre a ponta do triângulo até o seu topo. Deve ficar como em 17. 18- Faça o mesmo do outro lado.


19- Seu papel dever estar assim; 20- Dobre a lateral do losango até a linha do meio; 21- Faça o mesmo do outro lado; 22- Seu papel deve estar parecendo um balão. Caso o papel seja grosso e difícil de dobrar, passe a régua nas dobras para firmá-las. 


23- Vire o papel do outro lado e deixe-o de ponta cabeça; 24- Junte uma lateral do triângulo até a linha do meio e dobre; 25- Faça o mesmo do outro lado; 26- Depois, dobre as pontas que excedem a linha do papel até igualá-las à linha de trás.


27- É assim que deve ficar; 28- Agora, abra as pontas que você acabou de dobrar e dobre formando um losango pequeno; 29- Repita no outro lado; 30- Está pronto o origami!


Passo a Passo Acabamento:


1- Enquanto a cola quente esquenta, pegue a renda e meça o tamanho do lado do losango, em cima e embaixo; 2- Meça a parte de baixo; 3- Corte os pedaços de acordo com as medidas; 4- Você deve cortar quatro pedaços para a parte de cima e dois pedaços para a parte de baixo.

5- Passe cola quente dentro do losango nos lados de fora, em cima e embaixo; 6- Cole os pedaços menores de renda e passe cola quente em cima para colar o papel. Repita do outro lado; 7- É assim que deve ficar; 8- Agora, passe a cola quente em baixo, na parte de trás do corselet. Passe cola em cima da renda para colar o papel. Faça nos dois lados.

9- Depois de colar a renda, pegue a régua e meça onde os furos vão ficar. Eu fiz com meio centímetro de distância da linha do meio em cada lado. Os primeiros furos devem ficar na linha das pontas dos losangos; 10- Depois, meça a distância entre um furo e outro. Fiz com 1 cm de distância. Faça três furos em cada lado.


11- Com o furador, fure onde você marcou os pontos; 12- Ele vai ficar assim; 13- Agora, corte um pedaço da fita não muito pequeno; 14- Passe nos últimos furos e junte as pontas para que fiquem do mesmo tamanho.

15- Para fazer o trançado, passe um lado das fitas nos furos, em diagonal; 16- Faça com o outro lado da fita. Agora, nos primeiros furos, faça um laço; 17- Corte o excesso das pontas do laço, mas cuidado para não cortar muito e soltar. 18- Está pronto o seu corselet!!


Esse origami dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado vale a pena. Se você quiser, pode usar cola em bastão ou líquida para colar as partes que ficam soltas e abrindo e por um pouquinho de cola quente no nó do laço para que ele não abra. Caso queria usar essa ideia para fazer convites, escreva dentro no corslet na parte da frente (abrindo o laço e tirando a fita) ou na parte de trás.

Espero que tenham gostado do post e tenham conseguido fazer. Caso tiverem alguma dúvida, deixem um comentário ou mandem mensagens nas redes sociais indicadas abaixo da minha foto de perfil. Vejo vocês na próxima sexta!

Franny Xxxx

2 comentários: